Tempo de espera em pátios: como eliminar as filas de caminhões com o agendamento de carga e descarga GoFusion

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Descubra como eliminar as demoradas filas de caminhões nos pátios logísticos e otimizar as operações de carga e descarga. Leia nosso artigo e saiba mais!

A presença de longas filas de veículos no pátio logístico pode resultar em atrasos nas entregas, impactos financeiros negativos e comprometimento da eficácia operacional.

Para evitar tais desafios, é crucial implementar ações que minimizem ou eliminem essas situações. Este artigo explora diversas estratégias para gerenciar de forma eficaz o fluxo de veículos no ambiente logístico.

Acúmulo de Filas no Pátio 

Encabeçando a lista de desafios frequentes nos pátios logísticos, encontram-se as filas de caminhões.

Estas filas englobam tanto as que se estendem além da portaria, à espera de entrada, quanto as que se formam dentro do próprio pátio logístico, quando os veículos aguardam o término das operações de carga ou descarga para liberação das docas.

Internamente, essas filas podem se manifestar devido à demanda intensa de carga e descarga confrontada com a capacidade limitada do pátio, ou quando as atividades de manipulação são morosas.

Por outro lado, fora do pátio, elas podem ocorrer tanto na entrada quanto na saída, à medida que os caminhões aguardam seu turno para acessar ou sair das instalações.

As filas resultam em limitações de capacidade ou processos lentos, potencialmente causando congestionamentos no tráfego circundante.

Atrasos e custos adicionais afetam transportadoras e seus clientes, repercutindo negativamente na eficiência logística e no setor de transporte em geral. Assim, a implementação de procedimentos eficazes e o planejamento cuidadoso da capacidade do pátio são vitais para mitigar o impacto dessas filas.

Multas por Tempo de Estadia 

Além dos desafios operacionais originados pelas filas, destaca-se o impacto financeiro negativo que elas têm sobre a Gestão de Pátio. A legislação brasileira é categórica nesse sentido.

A Lei 13.103, também conhecida como Lei dos Motoristas, promulgada em 2 de março de 2015, estabelece diversas normas e critérios para a profissão de motorista no país.

Ela regulamenta aspectos relacionados à jornada de trabalho, segurança no transporte de cargas e passageiros, formação e capacitação profissional, entre outros pontos cruciais.

Entre as principais modificações introduzidas pela Lei 13.103, sobressaem-se:

Jornada de trabalho: A lei estipula que o expediente do motorista profissional não pode ultrapassar 8 horas por dia, podendo ser estendido por até 2 horas em situações de força maior ou necessidade extrema. Além disso, a cada 6 horas de atividade, é obrigatória uma pausa mínima de 1 hora para alimentação e repouso.

Tempo de condução: A lei determina limites para o tempo contínuo de direção do motorista, limitado a 4 horas e meia, com uma pausa obrigatória de 30 minutos a cada 4 horas de direção.

Transporte de carga: A lei impõe requisitos específicos para o transporte de mercadorias, incluindo a fixação obrigatória de placas de sinalização e a proibição de transporte de substâncias perigosas em veículos que não estejam em conformidade com os padrões de segurança.

Formação e capacitação: A lei requer que os motoristas profissionais completem cursos de formação e capacitação especializados, com carga horária mínima de 160 horas, além de passarem por atualizações periódicas a cada 5 anos.

Sanções: A lei estabelece penalidades para o não cumprimento das normas estabelecidas, que variam desde multas até a suspensão ou revogação da habilitação do motorista.

Prejuízo por ter caminhões parados 

O impacto financeiro de um caminhão parado é significativo. Para ilustrar esse efeito nos recursos dos contratantes, apresentamos um cenário prático.

Imaginemos uma situação em que uma carreta permanece inativa por 6 horas, aguardando a liberação de uma das docas no pátio. Conforme regulamentado pela Lei do Caminhoneiro, o limite máximo para um veículo ficar estacionado durante operações de carga e descarga é de 5 horas.

Seguindo a lei, o valor devido ao motorista ou transportadora é calculado com base no número total de horas paradas, e não somente nas horas excedentes.

Consideremos o seguinte cálculo:

Peso da carga x Valor por tonelada da capacidade máxima do veículo (definido recentemente em R$ 2,12).

Assim, multiplicamos o resultado por todas as horas totais despendidas na operação.

Tomando como exemplo um veículo com capacidade máxima de 27 toneladas que permaneceu parado por 6 horas:

27 x 2,12 = R$ 57,24

57,24 x 6 = R$ 343,44

Em resumo, fica claro que o impacto financeiro de um caminhão parado pode ser bem significativo. Como visto no cenário prático acima, cada hora de paralisação resulta em um custo específico para os contratantes. Uma gestão eficiente do tempo de espera se torna, assim, uma peça-chave na otimização das operações logísticas e na maximização dos recursos. 

Agendamento GoFusion

Como visto anteriormente, as filas de caminhões em pátios logísticos, multas por tempo de estadia e caminhões parados nos pátios são um desafio constante para empresas de transporte e distribuição. Essa situação pode causar atrasos nas operações, prejuízos financeiros e impactos negativos na eficiência geral da logística. No entanto, há uma solução que está revolucionando a forma como as operações de carga e descarga são gerenciadas: o sistema de agendamento de carga GoFusion.

O agendamento de carga com o GoFusion oferece uma abordagem inteligente e estratégica para eliminar as filas de caminhões nos pátios e aumentar a capacidade da planta. Com esse sistema, as empresas podem planejar e organizar de maneira eficaz as operações de entrada, saída, carga e descarga. Isso permite que as operações sejam executadas de forma fluida, com tempos de espera mínimos e uso otimizado das docas disponíveis.

Vantagens do sistema de agendamento de carga

Uma das principais vantagens do sistema de agendamento de carga e descarga é a capacidade de equilibrar a demanda com a capacidade do pátio. Ao permitir que os transportadores agendem horários específicos para suas operações, evita-se a sobrecarga do pátio e a formação de filas. Isso não apenas reduz o congestionamento, mas também melhora a previsibilidade das operações.

Além disso, o sistema oferece visibilidade em tempo real das operações, permitindo que todos os envolvidos tenham informações atualizadas sobre as atividades no pátio. Isso auxilia na tomada de decisões e na identificação antecipada de problemas, o que contribui para evitar a formação de filas e atrasos.

A gestão de pátio com o GoFusion não apenas elimina as filas de caminhões, mas também proporciona um ambiente mais organizado e produtivo. Os motoristas chegam ao pátio no horário agendado, sabendo que serão atendidos de maneira eficiente. Além disso, a otimização das operações reduz custos e aprimora a satisfação do cliente, resultando em uma cadeia logística mais eficaz e lucrativa.

Conheça nossas soluções 

Nem sempre é fácil manter o controle total da gestão de carga e descarga, e imprevistos podem resultar em um caos operacional. Para evitar falhas e simplificar o processo, invista em um sistema de agendamento.

Com o GoFusion, você garante uma gestão de pátios eficiente e previsibilidade nas operações de carga e descarga. Adeus filas, atrasos e despesas com estadia! 

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