No artigo de hoje vamos compartilhar um case que nos enche de orgulho pelos resultados alcançados pelo nosso cliente.
Nossa solução, o GoFusion – Gestão Logística, trouxe ganhos extraordinários para a operação, em grande parte devido ao empenho e dedicação do cliente. A seguir, apresentamos os detalhes mais relevantes.
Sobre a empresa
Trata-se de uma multinacional americana, uma empresa global integrada ao agronegócio, que atua em toda a cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.
No Brasil, é uma das principais empresas do agronegócio e alimentos. Com uma equipe de aproximadamente 17.000 colaboradores, é líder em originação de grãos e processamento de soja e trigo, além de atuar na fabricação de produtos alimentícios e serviços portuários.
Neste case, abordaremos uma das unidades dos Moinhos de Trigo da empresa.
Principais desafios
A unidade enfrentava desafios relacionados à logística de recepção e expedição. Entre os processos de recebimento de matéria-prima, insumos, embalagens e expedição de produtos acabados, havia muitas oportunidades de melhoria em termos de eficiência e redução de custos.
Podemos destacar os seguintes pontos:
Gestão das cadências e capacidades: Grande parte dos veículos aguardava em pátios remotos para triagem, checklists e classificação da matéria-prima. A comunicação, em sua maioria, ocorria por meio de contatos telefônicos, o que frequentemente resultava em falhas.
Comunicação com motoristas: Localizar os motoristas era um desafio, e era comum ocorrerem ausências mesmo após várias chamadas. O custo elevado com a manutenção de sistemas de alto-falantes era ineficiente e gerava reclamações, principalmente durante a madrugada, períodos de chuva, entre outros.
Interação entre áreas: Devido à complexidade da operação e aos fluxos exclusivos, eram utilizadas planilhas e documentos em papel para formalizar ações e garantir todas as atividades necessárias, o que dificultava a comunicação entre os setores e tornava o acesso a dados históricos lento.
Despesas com estadias: Em sua maioria, essas despesas estavam relacionadas a falhas nos processos, comunicação, saturação dos meios de acesso às entradas/balanças ou limitações de capacidade.
Garantia de regras e normas: Era difícil garantir a conformidade com as regras e normas de segurança, aspectos técnicos dos veículos, preenchimento correto de checklists e outras documentações exigidas pela empresa, o que afetava a regularidade da operação.
Confira também: Rastreabilidade dos processos ajuda nas decisões assertivas e rápidas?
Resultados Alcançados
A implantação do GoFusion resultou em conquistas extraordinárias. A possibilidade de comunicação em tempo real por meio de diferentes canais transformou as estratégias da empresa, permitindo uma melhor utilização das capacidades nos pátios remotos e internos, balanças, áreas de carregamento e moegas, eliminando gargalos.
Os processos de fila, agendamento e notificações tornaram-se mais eficientes e os resultados foram imediatos.
A seguir, destacamos alguns números:
Aumento de mais de 14% na eficiência de armazenagem, gerando uma economia de mais de 16% em despesas e contratação de armazéns terceirizados.
Aumento de mais de 16% na eficiência logística (cargas e descargas), otimizando o tempo médio de processamento logístico de 5 horas e 10 minutos para 4 horas e 20 minutos.
A redução do tempo médio permitiu aumentar o volume de recebimentos em 556 descargas durante o período de safra e redefinir as capacidades nominais de armazenagem.
Estimativa de 67% de redução nos pagamentos de estadias após a utilização de recursos de inteligência artificial que antecipam insights sobre estadias.
Otimização de 60% no quadro de funcionários do setor de Armazenagem.
Outros ganhos
Redução de erros operacionais: com processos padronizados e fluxos bem definidos, o sistema cria um ambiente que apoia a gestão das etapas entre os processos, minimizando desvios operacionais.
Rastreabilidade: a plataforma GoFusion oferece evidências de todas as atividades e ações envolvidas nos processos logísticos, facilitando a identificação de desvios.
Regularidade dos processos: ao automatizar as comunicações com motoristas e parceiros, que por sua vez recebem dados em tempo real sobre seus processos logísticos, a operação apresenta menos variações em termos de tempo e qualidade.
Redução do custo com fretes: devido à maior agilidade nos processos de carga e descarga.
Adesão de 95% ao aplicativo GoTruck Mobile entre os parceiros fixos, eliminando problemas de comunicação. Motoristas sem smartphones ou aplicativos são notificados por meio de SMS disparados pela plataforma do GoFusion.
Esses resultados motivaram a expansão da ferramenta para outras unidades. Atualmente, o GoFusion está presente em 7 indústrias da empresa.
Nossos produtos são focados em mobilidade, rastreabilidade e eficiência de processos com gestão logística, atendendo indústrias e empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Conte conosco para transformar a sua empresa também.
Essa parceria prova que mesmo em um cenário considerado “caótico”, é possível implementar ações de gestão bem-sucedidas. Conheça essa e mais algumas soluções em gestão e controle da logística que maximizaram custos e otimizaram ainda mais o tempo de operação através do da GoFusion e transforme seu projeto em um case de sucesso também!
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Veja também: Impacto das emoções e comunicações com motoristas nos processos logísticos