GoFusion

Como um sistema de Gestão Logística pode resolver os problemas de fila?

Artigo

01 Nov 2019   |   por Marcos Kubis

Principalmente em tempos de crise, é necessário que as empresas inovem para que se mantenham competitivas no mercado. Assim, os responsáveis pelas atividades de recebimento (descargas) ou expedição (cargas) devem se aliar às tecnologias para que possam obter bons resultados como um sistema para gestão logística. 

Então, se por um lado o transporte de cargas é um dos aspectos mais complicados da logística, por outro lado as tecnologias advindas de um sistema para gestão logística, podem ajudar a tornar os processos mais simples e eficientes.  

Isso porque durante muito tempo todas as informações eram registradas de forma manual, com o auxílio apenas de planilhas simples. Mas hoje em dia, está ocorrendo a informatização do processo, por meio de um sistema para gestão logística.  

Sistemas para gestão logística foram desenvolvidos para acompanhar todo o transporte de mercadorias, promovendo o gerenciamento de todo o processo. Portanto, esse tipo de sistema apresenta uma grandíssima importância principalmente para empresas que transportam muitos produtos para diversos locais, ou aquelas que sofrem por conta de sazonalidades do mercado. Dessa forma, a utilização de um aplicativo de smartphone para esta finalidade pode simplificar o processo e ajudar com diversas questões, inclusive a redução de filas.  

Se você quer saber mais sobre as vantagens da utilização de um sistemas para logística e o aplicativo GoTruck Mobile, acompanhe até o final.  


O que é um sistema para gestão logística?  

O Sistema de Gerenciamento de Transporte se trata de um software que visa melhorar a eficiência de todo o processo de recebimento ou distribuição de produtos. Isso ocorre devido à integração de diversas áreas, como a comercial, planejamento, logística, financeira, entre outas.  

Um sistema para gestão logística pode ser integrado à um ERP, de forma a integrar todas as informações eficientemente, por meio de diversas funcionalidades, como por exemplo:  


●Controle do Faturamento do transporte  

●Controle de ordens de carregamento  

●Gestão de documentos fiscais para descarregamentos  

●Controle do Rastreamento  

●Gestão de fretes de terceiros  

●Realização do Planejamento  

●Controle da programação de cargas  

●Integração com parceiros logísticos

 

Vantagem de um sistema para gestão logística:  

Certamente uma das maiores vantagens de se ter um sistema para gestão logística é a possibilidade de se obter o menor custo possível para a operação. Isso porque por meio dele é possível realizar o controle de todas as atividades envolvidas no processo inteiro, além de controlar a qualidade dos serviços prestados.  

Além disso, um sistema para gestão logística melhora a disponibilidade da frota, por prever possíveis problemas, além de fornecer informações completas. Então, considerando-se que os custos com transporte são elevadíssimos e representam uma porcentagem importante dos gastos de uma empresa, a melhora da logística representa também uma elevação nos rendimentos da organização.  

Dessa forma, por ser de grande valia para o planejamento e execução de ações relacionadas à logística, um sistema para gestão logística colabora em vários aspectos, melhorando a eficiência dos processos e, tornando-os mais rápidos.  

Assim, percebe-se que isso colabora diretamente para a redução das filas que frequentemente podem ser observadas nos pátios e setores de carga e descarga das empresas. 


Problemas ocasionados por filas na falta de um sistema para gestão logística  

Muitas vezes pode até parecer que as filas para carregamento e descarregamento em empresas sejam normais, mas elas não deveriam ocorrer. Apesar de a espera ser bastante estressante, existem ainda outros impactos mais graves. Veja alguns deles a seguir:  


Pagamento de estadias  

Além de gerar estresse e revolta dos caminhoneiros, as filas são tão grandes e a demora é tanta que é necessário o pagamento de estadias. Isto, obviamente, gera custos e é muito indesejável. A desorganização gera estresse em toda a equipe  

O ambiente empresarial já é bastante estressante no dia a dia, mas quando existem filas gigantescas para o descarregamento, isso se torna ainda pior.   

Dessa forma, os colaboradores se sentem pressionados, o que gera ainda mais estresse para toda a equipe.  


Horas Extras  

Os atrasos podem provocar a necessidade de aumentar o número de horas trabalhadas, ou ainda o número de funcionários na equipe.  

Mas como isso implica em mais gastos, deve ser evitado ao máximo.  


Insatisfação de Fornecedores  

Muitas vezes os fornecedores podem se tornar muito insatisfeitos por causa de processos de descarregamento pouco eficientes e, é claro que isso é péssimo para a reputação da empresa.  


Insatisfação de Clientes  

Atrasos no descarregamento ou carregamento podem acarretar em perdas de prazos para a entrega dos produtos aos clientes.  

Sendo assim, isso pode gerar grande insatisfação. E como toda empresa depende de sua clientela, isso pode ser bastante prejudicial.  


Improdutividade  

Mesmo que a empresa tenha um processo produtivo perfeito, problemas de descarregamento de matéria prima podem provocar atrasos na produção. Sendo assim, ocorrem falhas na produtividade.  


Conheça os aplicativos de sistema GoTruck Mobile  

Para a resolução dos problemas que foram citados anteriormente, existem aplicativos específicos de um sistema para gestão logística, capazes de promover a otimização de todo o processo. Isso ocorre por meio da integração entre fornecedores, transportadores e clientes.  

Por meio do aplicativo GoTruck Mobile é possível a comunicação em tempo real, e a agilização de operações, além da interação e engajamento dos parceiros.  

Ademais, para seu uso não é necessária a utilização de sistemas de som, rfid ou pagers.  


Veja abaixo mais algumas funcionalidades:  

Um sistema para gestão logística pode ajudar no gerenciamento das filas. Por meio de aplicativos, é possível gerenciar melhor pátios remotos ou internos, bem como determinar um limite de atendimento.  

Dessa forma, a empresa trabalhará apenas dentro de seu limite  de atendimento, evitando esperas desnecessárias. É possível monitorar os carregamentos, levando-se em consideração as capacidades dos veículos, bem como seus itinerários. 

Como todo o processo é digitalizado, a transferência de informações ocorre de maneira mais rápida e simples. Portanto, todo o processo ocorre de forma mais rápida, e livre dos erros inerentes ao processo manual.  Um sistema para gestão logística possibilita a verificação do status de entrega das mercadorias. Isso evita a ocorrência de atrasos, garantindo a satisfação dos clientes no que diz respeito aos prazos.  


Automação torna o processo mais eficiente:  

Por meio de um sistema para gestão logística o gestor tem uma ideia de tudo o que está ocorrendo em tempo real. Dessa forma, tudo se torna mais previsível e é possível controlar melhor cada etapa.  

Dessa forma, há um aumento na eficiência de maneira geral, o que traz maior lucratividade ao negócio.  

Para evitar a formação de filas enormes nos pátios das empresas, a melhor opção é a utilização de um aplicativo de um sistema para gestão logística que se integre a todo o processo logístico.  

Dessa forma, todas as informações, incluindo o tempo de espera, podem ser obtidas em tempo real.  

Sendo assim, ocorre uma integração, que é muito benéfica para que o processo se torne mais ágil e mais eficiente. Por fim, a utilização de um aplicativo de sistema para logística para isso é muito recomendada, visto a facilidade e mobilidade de acesso à todas as pessoas.  

Quer saber mais?

Leia nossos artigos anteriores.

Linkedin
Facebook