GoFusion

Por que o ERP não é o suficiente?

Artigo

15 May 2018   |   por Guilherme Barros

O software ERP tanto para as grandes empresas como para as menores é de fundamental importância, principalmente dos grandes fornecedores. Eles muitas vezes são encarados como o coração da operação e sob vários pontos de vista, são mesmo. Este texto não visa atacar essas ferramentas fundamentais, mas sim chamar a atenção, que para uma realidade cada vez mais competitiva e ansiosa por eficiência, temos que nos voltar para outras soluções. Vale lembrar que quase todas as grandes empresas que fornecem ERPs permitem as modificações específicas para cada empresa, o que seria ótimo, se não fosse um valor tão alto e uma implementação tão onerosa.

Com este contexto em mente, podemos falar sobre outros tipos de gestão, e chegamos em outra ferramenta fundamental, as planilhas. Conhecidas por todas as pessoas que estão no universo corporativo, elas são fundamentais para se extrair as informações que queremos e para trabalhar dados de diferentes formas, além de permitir visualizar essas informações ou gráficos de forma relativamente simples.

Várias empresas adotam essa poderosa combinação, ERP e planilhas, para tomar decisões, lembrando que precisamos transformar os dados em informações, para que isso seja possível. E mesmo com poderosas macros, isso é limitado, sem falar que nem todas as pessoas possuem fácil acesso a planilhas tão bem construídas.

A solução para isso são sistemas desenhados especificamente para controlar o processo, o dia a dia da empresa. Um exemplo disso, que é bem conhecido, são os sistemas CRM, que permitem um controle do processo comercial em um nível de detalhes que o ERP não consegue fazer sem modificações muito grandes.

Então, o ponto que quero chamar atenção aqui, é que muitas vezes, dependendo da complexidade dos processos de uma empresa, e do nível de controle que é necessário, a combinação ERP e planilhas não é suficiente. Precisamos de um sistema que seja especialista no CORE BUSSINES, algo que controle em tempo real o que a empresa foi concebida para fazer, a atividade principal do negócio.

Um bom exemplo: a atividade principal de um moinho de trigo é fazer farinha de boa qualidade, a empresa normalmente é gerenciada por ERPs, planilhas, e a fábrica em si, pelos sistemas de supervisão da automação. Mas, existe ali no meio, um vazio, que não é controlado. Esse vazio é onde um sistema especialista em CORE BUSINESS faz a diferença. Porém, desenvolver a própria solução não é tarefa simples, afinal o desenvolvimento de uma ferramenta leva muito tempo e o custo pode não ser viável.

Quando se aplica um sistema para gerenciar esse tipo de informação, as coisas começam a "clarear" e aparecem os problemas que você não sabia que tinha: os mais perigosos. E como agora existe uma gestão sobre coisas que antes não eram “controladas”, automaticamente o seu processo muda, as pessoas mudam de comportamento, por consequência, os procedimentos precisam ser modificados, e por fim existem casos até de mudanças na cultura organizacional do setor. É uma verdadeira revolução para o usuário final, que antes ficava a mercê de planilhas e controles obsoletos, pela inércia que é tão comum nas empresas.

A maior mudança que uma ferramenta assim permite é trazer informações em tempo real, de maneira uniforme para todos os setores, e com as novas tecnologias que estão disponíveis, ela pode se adaptar rapidamente ao ambiente, disponibilizar inteligência artificial, "insights" em tempo real, entre outros. As pessoas podem ser avisadas dos problemas antes deles acontecerem, permitindo uma reação antecipada, otimizando a operação.

A empresa, quando são vencidas as barreiras culturais, já não é mais a mesma. Algo poderoso como esse sistema, permite que as equipes tenham sinergia, se comuniquem melhor, visualizem informações em tempo real disponibilizadas para vários níveis. Se as lideranças abraçarem a mudança, a performance da empresa jamais será a mesma, e muito do que antes era nebuloso, é respondido. Custos caem, novos problemas aparecem, frutos das melhorias implantadas, pessoas se unem em volta dos problemas, agora visíveis a todos, as equipes conseguem assumir a responsabilidade de uma forma que antes não era concebível.

Isso tudo é possível apenas se focarmos no que a empresa foi criada para fazer, e não nos processos e na burocracia que é necessária para as empresas existirem.

A Ironware nasceu disso, acreditemos que podemos ajudar as industrias a focar no seu CORE BUSINESS, que a tecnologia deve servir as pessoas, para estas poderem fazer mais do que pensaram, para trazer resultados superiores aos esperados.

Se você quer trazer resultados como este para a sua industria, fale conosco, nós temos a solução especializada para: Agroindústrias, Moinhos de Trigo, Fertilizantes, entre outras.


Linkedin
Facebook