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Quais os impactos das falhas de comunicação na cadeia logística?

Artigo

08 Oct 2020   |   por Guilherme Barros

Em qualquer tipo de processo está sujeito a impactos negativos quando ocorrem falhas de comunicação na cadeia logística.

Em muitos casos a contratação de uma empresa terceirizada ou um autônomo são as melhores alternativas para sanar problemas de distribuição, mas para que isso seja feito com sucesso é essencial que haja uma boa comunicação entre a empresa, o embarcador e o cliente final.

Caso haja falhas é importante identificar e responsabilizar as partes que estão com dificuldade, e em geral quem sofre as consequências é o cliente final que provavelmente se sentirá lesado. Para evitar isso é essencial investir em ferramentas que evitem as falhas de comunicação na cadeia logística. Veja mais sobre isso a seguir.

Quais são os principais impactos das falhas de comunicação na cadeia logística

Sem dúvidas falhas ao logo da cadeia logística acabam acarretando problemas para todos os setores da empresa, mas existem alguns impactos mais relevantes, entre os quais pode-se citar:

Não chegada do produto ao cliente final;

Descumprimento dos prazos estipulados;

Aumento dos custos pela necessidade de nova entrega;

Falhas na emissão da documentação;

Entrega de mercadorias ao cliente errado.

Diante de tantos problemas que podem levar a perdas financeiras, bem como problemas de reputação da empresa, as tecnologias surgem como auxiliares dos principais processos da rotina do setor de logística.

Apesar dos investimentos iniciais, os benefícios promovidos por essas tecnologias fazem com que os retornos sejam rápidos.

Soluções para melhorar a comunicação com embarcadores na sua empresa

Existem algumas soluções capazes de proporcionar excelentes resultados quando se fala em cadeia logística. As principais são:

Rastreamento de carga online: saber a posição exata da carga em tempo real é essencial para prever a entrega, bem como corrigir eventuais problemas;

Sistema de geolocalização: aumenta a precisão da localização dos pontos de coleta e entrega, evitando gastos desnecessários de tempo e combustível pelo entregador se perder;

Gerenciamento de agendamento de cargas e descargas e gestão de pátio integrada com informação em tempo real;

Planejamento de rotas: isso é primordial para economia de tempo e recursos, pois assim é possível agrupar as entregas da melhor forma possível.

Como o Go Fusion otimiza a comunicação na cadeia logística

Como foi citado anteriormente hoje em dia a adoção de tecnologias eficientes é essencial para qualquer empresa que lide de alguma forma com processos logísticos.

Assim a melhora na comunicação entre todos os envolvidos é capaz de proporcionar excelentes resultados com relação à eficiência na execução de tarefas da rotina da empresa.

Hoje em dia a utilização de aplicativos voltados para a comunicação é muito comum, sobretudo para manter contato com motoristas. Isso possibilita um melhor relacionamento e respostas em tempo real, contribuindo para tomadas de decisão rápidas e eficientes.

Ademais vale ressaltar que a comunicação eficiente com os embarcadores é essencial para a eficiência da cadeia logística e, consequentemente para que os clientes fiquem satisfeitos e sejam fidelizados.

Diante disso uma das finalidades do Go Fusion é permitir a comunicação eficiente, evitando assim a ocorrência de falhas que levem à perdas, bem como à insatisfação.

Dessa forma, por meio do perfeito sinergismo entre transportadoras, embarcadoras e a industria é possível alcançar benefícios em todas as operações e gerar bons resultados para todas as partes.