GoFusion

7 dicas para evitar a formação de filas

Artigo

10 Sep 2020   |   por Guilherme Barros

Cada vez mais as empresas têm buscado novas tecnologias visando obter uma maior eficiência sobretudo na logística evitando-se a formação de filas.

As despesas com a logística representam uma boa parte dos gastos de uma empresa, apesar disso, muitas vezes a gestão dos pátios ainda fica esquecida.

É comum se formarem filas de veículos enquanto aguardam para a realização do carregamento e descarregamento, que muitas vezes é feita de maneira desorganizada.

Para se evitar esse tipo de problema é preciso separar um capital que possa ser aplicado em novas tecnologias, inclusive um sistema de gestão logística de qualidade, que faça a automação de filas, como é o caso do Go Fusion.

7 dicas para evitar a formação de filas

A formação de filas é um dos principais problemas relacionados à logística pois com elas ocorrem atrasos nos processos e aumento de custos, consequentemente há uma considerável redução na eficiência dos processos.

Por isso é preciso saber algumas maneiras de agir para conseguir a redução do tempo de espera. Veja algumas ações que podem contribuir positivamente para isso:

1.     Negociação com os clientes

Se você conseguir negociar condições favoráveis para compras maiores, conseguirá reduzir o número de caminhões que chegam para carregar pedidos para o mesmo cliente.

2.     Rastreio e Agendamento

O rastreamento e agendamento dos pedidos é essencial, sobretudo para prever atrasos e para que os próprios motoristas respeitem a ordem de carregamento e os horários estabelecidos.

3.     Fique de olho no tempo das suas operações

Atualmente fazer transportes rápidos é uma das principais formas de atrair clientes e conseguir ser bem visto por eles e por empresas parceiras. Por isso trabalhe para fazer com que o produto chegue ao cliente final em menos tempo quanto for possível. O uso de pulmões pode ajudar muito a dar ritmo e reduzir o tempo da operação.

4.     Reveja cada etapa e busque por problemas

A otimização dos processos para evitar a formação de filas exige um olhar crítico sobre cada etapa, visando a identificação de problemas e a posterior correção dessas falhas.

5.     Gerencie corretamente a carteira de pedidos

Estabeleça e tenha muito bem organizada a sua carteira de pedidos, bem como as informações sobre cada um dos seus clientes.

Determine como e quando cada um deles será atendido e detalhe a entrega, inserindo qual o pedido, seu tamanho, entregador responsável e data de agendamento.

6.     Agrupamento de envios e Cadência

Conseguir manter a organização nas operações logísticas é essencial para evitar a formação de filas. Criar uma forma de gerenciar os volumes de recebimento e entrega para criar uma cadência constante, isso permite uma eficiência muito maior para a operação. Por isso gerenciar e criar planos estratégicos que promovam organização, eficiência e redução de desperdícios é essencial.

7.     Atenção à sazonalidade

A sazonalidade é uma das principais causas no aumento pontual das operações logísticas e, conseguir prever essa elevação nas demandas é essencial para fazer uma melhor programação. Ter um histórico preciso e organizado pode fazer a diferença nestes momentos turbulentos.

Gestão de filas GoFusion

Para fazer a correta gestão como citado anteriormente é essencial organizar e gerir as operações com uma boa ferramenta que seja capaz oferecer:

Agendamento de cargas e descargas, por janelas e liberações;

Acompanhamento da operação em tempo real;

Informações sobre o pátio;

Sinalização da etapa pela qual o veículo está passando;

Melhor comunicação entre colaboradores e motoristas;

Automação de chamadas com uso de pulmões;

Reunião das informações em sistema único;

Diante disso fazer a gestão e a automatização dos processos utilizando-se o Go Fusion é uma maneira eficaz de reduzir a formação de filas e assim conseguir melhorar a eficiência e a lucratividade da organização.