GoFusion

Case Multinacional - Moinho de Trigo

Artigo

27 Aug 2019   |   por Guilherme Barros

Introdução

Vamos compatilhar um case que temos muito orgulho dos resultados obtidos pelo cliente. A nossa solução, o GoFusion - Gestão Logística, literalmente gerou ganhos extraordinários para a operação, claro muito também pelo empenho e dedicação do próprio cliente. Abaixo detalhamos as informações mais relevantes.

Empresa

Uma multinacional americana, uma empresa global integrada ao agronegócio, que opera em toda a cadeia produtiva do campo à mesa do consumidor.

No Brasil, é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos. Com cerca de 17.000 colaboradores, é líder em originação de grãos e processamento de soja e trigo, na fabricação de produtos alimentícios e em serviços portuários.

A unidade que será abordada neste case é um dos Moinhos de Trigo da empresa.

Desafio

Os principais desafios que a unidade enfrentava eram relacionados a logística de recepção e expedição. Entre os processos de recebimento de matéria-prima, insumos, embalagens e expedição de produtos acabados haviam muitas oportunidades de melhoria, tanto em eficiência quanto de redução de custos. Podemos destacar:

  • Gestão das cadências e capacidades: Uma grande parte dos veículos espera ser chamado em pátios remotos, onde são realizadas triagens, checklists e classificações de matéria-prima. As comunicações, em sua maior parte, ocorriam através de contatos telefônicos e frequentemente ocorriam falhas;
  • Comunicação com motoristas: Havia dificuldade em localizá-los, costumava ser comum ausências mesmo após várias chamadas, elevado custo com manutenção do sistema de alto-falantes, que além de não proporcionar o alcance necessário, era alvo reclamações principalmente nas madrugadas, períodos de chuvas, entre outros;
  • Interação entre áreas: Por conta da complexidade da operação e fluxos exclusivos, eram utilizados planilhas e documentos em papel para formalizar ações e garantir todas as atividades necessárias, gerando dificuldades de comunicação entre setores e lentidão no acesso de dados históricos;
  • Despesas com estadias: Em sua maioria estavam relacionadas com falhas de processo, comunicação, saturação dos meios de acesso as entradas/balanças ou limitações de capacidades;
  • Garantir regras e normas: Havia dificuldade em garantir regras e normas de segurança, conformidade de aspectos técnicos dos veículos, checklists corretamente preenchidos e outras documentações, exigências da companhia e que impactam na regularidade da operação.

Resultados

Com a implantação do GoFusion, foram obtidos resultados extraordinários. A possibilidade de comunicação em tempo real através de diferentes maneiras transformou as estratégias da companhia que passou a utilizar melhor suas capacidades em pátios remotos e internos, balanças, áreas de carregamento e moegas, eliminando gargalos. Os processos de fila, agendamento e notificações tornaram-se mais eficientes e os resultados foram imediatos. Destacamos a seguir alguns números:

  • Aumento em mais de 14% na eficiência de armazenagem, gerando uma economia de mais de 16% em despesas e contratação de armazéns terceiros;
  • Aumento em mais de 16% na eficiência logística (cargas e descargas), otimizado o tempo de processo logístico médio de 5:10hr para 4:20hr.
  • A redução do tempo médio proporcionou ampliar o volume de recebimentos em 556 descargas no período de safra e redefinição das capacidades nominais da armazenagem.
  • Estimativa de 67% de redução no pagamento de estadias após utilização dos recursos de inteligência artificial que antecipam insights sobre estadias;
  • Otimização de headcount em 60% no setor de Armazenagem;

Outros ganhos

  • Redução de erros operacionais: com processos padronizados e fluxos bem definidos, o sistema cria um ambiente que apoia a gestão das etapas entre processos, minimizando desvios operacionais;
  • Rastreabilidade: com evidências de todas as atividades e ações que envolvem os processos logísticos, a plataforma GoFusion oferece dados para rastreabilidade, facilitando a identificação de desvios.
  • Regularidade de processos: Ao automatizar as comunicações com motoristas e parceiros, que em contrapartida obtém dados em tempo real sobre seus processos logísticos, resulta em uma operação com menos variações de tempo e qualidade;
  • Redução do custo com fretes em função de maior agilidade nos processos de carga e descarga;
  • Aderência de 95% ao aplicativo GoTruck Mobile entre parceiros fixos, o que elimina problemas de comunicação. Motoristas sem smartphone ou aplicativo são notificados através de SMS disparados pela plataforma do GoFusion.

Estes resultados motivaram a expansão para outras unidades. Hoje a ferramenta está presente em 7 indústrias da companhia.

Nossos produtos são focados em mobilidade, rastreabilidade e eficiência de processos com a gestão logística para indústrias e empresas de todos os tamanhos e diferentes negócios.

Conte com a gente para transformar a sua empresa também.

Ficou interessado em saber como geramos estes resultados? Fale com a gente!


Linkedin
Facebook