GoFusion

Operações logísticas ágeis e a importância da gestão do tempo entre atividades

Artigo

06 Aug 2020   |   por Guilherme Barros

Conforme os anos vão se passando, as mudanças tendem ase tornar cada vez mais velozes e, por isso a gestão do tempo é um fator de grande importância para que as atividades sejam desempenhadas tranquilamente e da maneira planejada.

No entanto quando analisa-se uma organização percebe-se que o único ativo verdadeiramente finito é justamente o tempo.

Por isso um dos maiores desafios é conseguir fazer a correta gestão e aproveitamento desse tempo, elevando assim a produtividade.

Operações velozes são capazes de atender as demandas e assim ganhar cada vez mais visibilidade no mercado.

Na cadeia de suprimentos a gestão do tempo nas operações logísticas é ainda mais importante visto que se fala em diversas empresas trabalhando em conjunto para entregar um bom serviço ou produto aos seus clientes.

A gestão do tempo entre as atividades nas operações logísticas

Antes de estabelecer um plano de ação é preciso compreender quais são as principais atividades desempenhadas pelo setor.

Isso porque é essencial estabelecer claramente os objetivos para que se possa investir recursos, visando às necessidades principais dos projetos, como aumento da produtividade e otimização do tempo.

Assim as operações logísticas passam a ser mais ágeis, dinâmicas e flexíveis, melhorando os resultados e assim despertando maior satisfação entre os clientes.

Utilizando-se a metodologia adequada e cumprindo-se o planejamento ao longo de toda a cadeia de suprimentos os principais resultados são a redução dos prazos de entrega e dos custos.

Além disso torna-se possível também fazer alterações nos processos logísticos sem que isso impacte negativamente as operações.

A maior fluidez dos processos torna possível uma análise mais detalhada à respeito do andamento e eficiência. Com isso fica mais fácil também proceder com as alterações sempre que necessário.

Problemas causados pela má gestão do tempo entre as atividades

Operações logísticas com intervalos irregulares impedem o bom funcionamento do armazém, provocando problemas ao longo de todo o ciclo de vida de uma carga ou descarga;

A não gestão faz com que seja difícil controlar diferentes fluxos de processos dentro de uma mesma operação, o que atrapalha muito o aproveitamento do tempo entre os processos;

A diferença de tempo entre as atividades faz com que surjam gargalos, contribuindo para a ineficiência das operações;

O controle do tempo e consequentemente de gargalos torna-se impraticável quando não se tem as ferramentas adequadas para isso.

Como o GoFusion resolve os problemas e quais os Benefícios

Para a gestão de tempo entre atividades nas operações logísticas é essencial a utilização de ferramentas modernas como o GoFusion. Nessa situação as suas principais contribuições são:

Possibilidade de configurações específicas dos pulmões ao longo de todo o processo, com chamada automática;

Determina-se uma certa quantidade de caminhões em cada etapa, de modo que a eficiência seja aumentada e, a dependência de pessoal seja reduzida;

A inteligência artificial faz o controle preciso dos tempos entre os processos, identifica problemas e informa os usuários à respeito dos problemas detectados;

Melhora a eficiência da comunicação entre os diferentes setores e motoristas;

Sinaliza possíveis problemas, colaborando com a solução precoce.

Dessa forma o GoFusion pode contribuir positivamente para a gestão do tempo nas operações logísticas, proporcionando maior eficiência e melhores resultados gerais.