GoFusion

Capacidade instalada e gestão dos espaços internos

Artigo

30 Jul 2020   |   por Guilherme Barros

A logística moderna é regida pela complexidade das suas operações, a capacidade da instalação e a boa gestão dos espaços internos.

Isso para proporcionar aumento na quantidade de produtos e reduzir o tempo das entregas e dos atendimentos.

Para que isso seja possível é preciso reduzir o índice de erros de separação de pedidos, maior controle dos estoques e agilização dos processos em geral.

Assim com a maior eficiência logística dentro de uma empresa, é possível otimizar a produção e melhorar os resultados gerais.

O primeiro passo a ser dado nesse sentido deve ser a melhor organização dos espaços e aproveitamento dos colaboradores.

Diante de momentos de crise o melhor a se fazer para não perder a competitividade é trabalhar para melhorar o aproveitamento da capacidade instalada, gestão dos espaços internos e otimização do uso dos funcionários.

Consequências da má gestão da capacidade logística

Para o sucesso do setor logístico de uma empresa é essencial que seja feito o gerenciamento adequado da capacidade instalada e dos espaços internos. Quando isso não é feito as principais consequências são:

Falta de relação entre a quantidade de pessoas na equipe e os volumes de carregamentos;

Problemas relacionados à organização da chegada por meio de agendamento de acordo com a necessidade da empresa e capacidade do pátio;

Desorganização de espaços e atividades, e formação de gargalos que podem ser ocasionados pala falta de sincronismo entre as ações;

Sem recursos tecnológicos adequados se torna muito difícil a identificação de desvios e oportunidades;

Um dos maiores desafios é estabelecer uma comunicação efetiva em tempo real entre todo o pessoal envolvido nas diversas operações logísticas.

Gerenciamento de armazéns

Gerenciar um armazém não é uma tarefa simples, pois envolve a observação atenta à movimentação de estoques nos depósitos na ordem correta dos acontecimentos: recebimento, armazenamento e a expedição.

Para que seja possível identificar falhas e corrigi-las reduzindo os prejuízos organizacionais é necessária uma boa compreensão dos eventos.

No entanto a realização dessas análises sem os meios tecnológicos adequados torna-se muito trabalhoso, demorado e ineficiente.

Por isso é essencial investir em um bom software para controlar os processos e monitorar as atividades.

Dessa forma as atividades podem ser realizadas de maneira segura e precisa, com a efetiva redução dos índices de falhas e retrabalhos.

Como o GoFusion soluciona os problemas

O GoFusion é um software moderno que pode contribuir significativamente com a gestão da capacidade instalada e dos espaços internos, melhorando significativamente a eficiência logística da empresa. Suas principais funcionalidades para isso são:

Configuração dos pulmões em cada etapa dos processos, incluindo chamadas automáticas;

Possibilita uma melhor gestão do fluxo de caminhões, para que os espaços e pessoal sejam melhor aproveitados;

Melhor controle do tempo entre os processos por meio do uso de inteligência artificial, que emite sinalizações também aos usuários;

Maior eficiência na comunicação tanto dentro quanto fora dos pátios;

Identifica problemas de desvios precocemente permitindo a rápida correção.

Dessa forma, adotando-se a ferramenta adequada é possível fazer melhor aproveitamento da capacidade instalada e gestão dos espaços, melhorando a eficiência logística, bem como dos outros setores.