GoFusion

Fluxos de processos: Conformidade de operações logísticas

Artigo

23 Jul 2020   |   por Guilherme Barros

Para o sucesso de uma empresa é essencial que haja boa conformidade de operações logísticas, ou seja, um fluxo de processos eficiente.

Atualmente a concorrência é muito maior do que nunca, por isso é preciso que o processo de distribuição seja eficiente.

Por isso é preciso dar maior importância a ele, de modo que adquira uma melhor visibilidade, com o objetivo de promover melhorias que visem reduzir as interrupções que geram atrasos.

Para que seja possível corrigir falhas, é necessário fazer um bom mapeamento dos processos, que fornece informações valiosas sobre como é o fluxo de trabalho nas rotinas de distribuição.

A não utilização do mapa do processo de distribuição significa ausência de uma análise mais detalhada, o que leva ao caos e ineficiência.

Problemas ocasionados pela não conformidade de operações logísticas

As falhas nos fluxos de processos logísticos têm consequências graves para as empresas, que passam a ter que arcar com custos muito elevados para correção de falhas.

Além disso o atraso no andamento nas operações também custa muito caro financeiramente, além de impactar diretamente na imagem da empresa perante aos seus parceiros e clientes.

É comum que dentro das empresas haja carregamentos diferentes, que seguem fluxos distintos e, sem a automatização das operações torna-se difícil estabelecer o bom andamento delas.

Assim os erros são constantes, levando a empresa a ter prejuízos muito altos, além do desgaste do relacionamento entre os envolvidos devido à demora das operações logísticas.

Fluxo de Informações

Dentro dos fluxos logísticos, o de informações deve acontecer juntamente com o de materiais e, devem estar presentes ao longo de toda a cadeia produtiva.

Assim a o bom uso da comunicação e o gerenciamento dos processos de maneira eficiente permitem que haja uma integração positiva ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Atualmente com os avanços tecnológicos a adoção de sistemas automatizados de grande eficiência no controle dos processos é essencial.

Como o GoFusion resolve os problemas e quais os Benefícios

A adoção de um sistema automatizado traz muitos benefícios para a organização como um todo. Nesse sentido as funcionalidades do GoFusion que podem colaborar são:

Painéis que permitem a visualização dos processos em tempo real;

Gestão simplificada e facilidade para a realização de modificações sempre que necessário;

Maiores índices de cumprimento dos roteiros e maior rastreabilidade quando ocorrem desvios;

Configuração da emissão de mensagens a cada etapa do processo;

Permite a formalização das orientações aos motoristas;

Proporciona maior eficiência na comunicação, agilizando os processos e diminuindo a quantidade de consultas.

Assim por meio da utilização das funcionalidades do GoFusion a comunicação torna-se bem mais eficiente entre todos os envolvidos nas operações logísticas.

Consequentemente haverá maior eficiência e agilidade que são essenciais para a satisfação dos clientes.

Ademais com as informações precisas recebidas em tempo real, torna-se possível que o gestor faça interferências positivas nos processos deforma rápida, adotando assim uma estratégia mais eficaz.

Dessa forma, a adoção de boas ferramentas, como o GoFusion, empresa é beneficiada financeiramente e estrategicamente, o que leva tanto a maiores rendimentos quanto à melhora de sua imagem, tornando-a mais competitiva.