GoFusion

Agendamento de carga: Problemas e benefícios de um sistema de gestão

Artigo

25 Jun 2020   |   por Guilherme Barros

Nos últimos anos o setor logístico tem voltado a sua atenção para a importância do uso da tecnologia para o agendamento de carga e descarga.

Isso porque quando o agendamento é feito com antecedência todos os envolvidos são beneficiados devido à melhora na eficiência da cadeia de suprimentos e o melhor aproveitamento de recursos.

É nítido que quanto maior é o tempo de espera nas docas, maior é a perda de receitas devido à elevação dos custos. Ademais cria-se um ambiente desagradável, com altos índices de insatisfação e grande rotatividade de colaboradores.

Apesar dos fatos expostos muitas empresas continuam utilizando métodos de agendamento obsoletos e ineficientes.

Sendo assim, veja a seguir quais são os principais problemas e benefícios na adoção de um sistema de gestão.

Agendamento de cargas e a menor demanda por esforços

De maneira geral a tecnologia proporcionou que diversos processos fossem repensados e simplificados, passando assim a demandar menores esforços por parte dos colaboradores.

O mesmo acontece quando um sistema de agendamento de cargas é implementado dentro de uma organização, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para a organização e elaboração de documentos manualmente.

Atualmente existem no mercado softwares capazes de executar essas tarefas praticamente sozinhos, apenas com alguns comandos simples.

E talvez um dos maiores benefícios da adoção deles seja o agendamento de cargas de forma automatizada, dispensando a busca manual pelos horários disponíveis.

Quais são os problemas de não adotar o agendamento de cargas?

Problemas no funcionamento dos processos logísticos impactam negativamente tantos os armazéns quanto os seus parceiros envolvidos na cadeia de suprimentos.

Além do desperdício de tempo, a ineficiência traz também um custo financeiro elevado, consumindo grande parte da receita que a empresa tem disponível.

Sendo assim, sempre que existe um caminhão na fila de espera aguardando pelo processo de carga ou descarga, há um desgaste emocional e consumo de tempo e dinheiro.

A inatividade durante o tempo de atraso deve ser revertido na forma de elevação no custo dos serviços prestados. Mas além disso a não adoção de um sistema automatizado pode acarretar em problemas como:

Garantir a utilização de todos o potencial da empresa e capacidade máxima de forma eficiente é um dos principais desafios;

Sem saber exatamente o período de tempo existente entre a chegada de um veículo e outro, se torna difícil organizar os espaços e os colaboradores para a execução das tarefas;

O controle da cadência é essencial para a correta distribuição dos veículos em cada janela de horário para que a capacidade máxima seja usada;

Sem controle adequado do número de veículos que chegam diariamente, pode haver desorganização, acarretando na necessidade de se pagar estadias aos motoristas, o que implica em gastos elevados e desnecessários;

Sem um sistema automatizado se torna difícil a comunicação entre os envolvidos nos processos logísticos, gerando confusões e sobrecargas em dados momentos.

Benefícios na utilização do processo de agendamento de cargas

Atualmente é imprescindível a utilização de um bom processo automatizado para o agendamento de cargas. Entre os principais benefícios pode-se destacar:

Melhor organização do fluxo de veículos que são previamente agendados de acordo com a disponibilidade real;

Elevação da capacidade de recepção e expedição dos produtos, provocada pela maior eficiência dos processos e aproveitamento de recursos;

Considerável redução do valor gasto com o pagamento de diárias aos motoristas;

Diminuição de problemas provocados por erros humanos;

Melhor organização das docas e comunicação mais eficiente entre os colaboradores, provocando assim um maior grau de satisfação;

Maior compatibilidade das demandas entre os diferentes setores, incluindo a logística, PCP e comercial.

A tecnologia do agendamento traz vantagem competitiva

Uma das principais questões acerca da utilização de ferramentas para a automatização do agendamento de carga é a competitividade.

Isso porque ao elevar a eficiência dos processos e reduzir os custos, a empresa consegue tanto investir em outros setores quanto reduzir o preço dos seus produtos.

Com o agendamento de cargas o tempo necessário para organizar as agendas é bem menor e, a automatização permite também o compartilhamento entre os diferentes setores.

Assim o trabalho é feito de forma simples apenas uma vez, dispensando a necessidade de retrabalho.

Com isso os colaboradores podem ser melhor distribuídos em funções mais relevantes dentro da organização.

Outra questão a ser considerada ainda, é que a maior eficiência dos processos gera satisfação dos colaboradores, parceiros e clientes, colocando a empresa à frente dos seus concorrentes nesse quesito.

Por fim, como já foi dito, a redução dos custos dos processos e de gastos desnecessários, é possível oferecer produtos mais baratos, sem alterar a sua qualidade, o que representa uma vantagem enorme.

Utilização do GoFusion no agendamento de cargas

A adoção de processos automatizados para o agendamento de cargas traz diversas vantagens para as empresas, mas para que isso seja possível é necessário que a ferramenta utilizada tenha a qualidade necessária.

Nesse sentido o GoFusion é uma ferramenta excelente, com grande potencial de oferecer o agendamento de cargas de forma eficiente.

Como o GoFusion contribui para o agendamento de cargas

A plataforma permite que todos os envolvidos tenham acesso às informações, incluindo transportadora, fornecedores, intermediários e clientes;

Maior interação entre as partes, melhorando a comunicação;

Mobilidade oferecida pelos aplicativos móveis e também pela WEB;

O registro dos parceiros é feito de maneira simplificada;

O GoFusion é eficiente tanto inbound quanto outbound;

Os horários são organizados em janelas e a visualização é simplificada;

Os motoristas tem acesso às informações, bem como às regras e normas impostas pelas empresas. Isso inclui as exigências diante do cenário da pandemia;

Concluindo

Dessa forma o agendamento de cargas antecipado é essencial para qualquer processo logístico, trazendo inúmeros benefícios para as empresas.

Com relação a isso as vantagens mais marcantes incluem o aumento na eficiência dos processos e fluxo de cargas e a consequente redução dos custos envolvidos.

A concentração das informações em um único local e a possibilidade de compartilhamento evita que haja mal entendidos e agendamentos errados.

Sendo assim o GoFusion é uma ferramenta excelente, de grande utilidade, que tem como principal objetivo o agendamento dos processos e carga e descarga, de modo a proporcionar vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.