GoFusion

Distanciamento social: Novas tecnologias de comunicação com motoristas

Artigo

07 May 2020   |   por Guilherme Barros

A pandemia global provocou sérias mudanças ao redor do mundo, dentre as quais enrijecimento das medidas de higiene e cuidados com relação a aglomerações. Para evitar a disseminação da Covid-19 a principal recomendação é o distanciamento social, que prevê pelo menos de 2 metros de distância entre as pessoas.

Apesar de todas as recomendações na OMS e do Ministério da Saúde para que as pessoas fiquem em casa, algumas atividades essenciais não podem ser interrompidas. A cadeia de abastecimento do país deve continuar com a finalidade de levar os produtos básicos à população.

Mas como conseguir abastecer o país e ainda preservar as medidas de distanciamento social? Veja a seguir algumas tecnologias que podem colaborar positivamente nesse sentido.

O distanciamento social e a manutenção da logística no Brasil

O mundo foi surpreendido com a pandemia do Covid-19, os surtos de contágio e as recomendações de isolamento.

O distanciamento social vem modificando expressivamente a rotina de colaboradores e motoristas em pátios de carga e descarga, onde frequentemente ocorrem aglomerações.

Atualmente as recomendações são de manter a distância de pelo menos 2 metros, usar máscaras e álcool gel. Mas para ajudar nesse sentido novas tecnologias e utilização de aplicativos podem ser muito benéficas no que diz respeito aos processos e à comunicação. Dessa forma diversas informações podem ser passadas aos motoristas sem que haja a necessidade nem mesmo de que eles desçam do caminhão.

Garantindo que o fluxo e informações e os processos não sejam prejudicados de nenhuma forma, contribui-se também para que o distanciamento social seja cumprido.

Impacto na cadeia de abastecimento

Apesar do grave cenário mundial, a cadeia de abastecimento nacional não pode ser de nenhuma forma interrompido, ou isso causaria uma crise de desabastecimento nacional.

Isso piora ainda mais porque diante do alarmismo provocado pela mídia, a população tende a acumular mercadorias em suas casas, forçando ainda mais a distribuição.

Assim os mercados estão comprando mais para permanecerem abastecidos, o que impacta diretamente na distribuição dos produtos, havendo uma necessidade maior de caminhões.

Entretanto visando agilizar as entregas muitos caminhões não estão saindo com a sua carga máxima, prejudicando financeiramente o distribuidor. Sendo assim o armazenamento, carregamento e as entregas se tornaram objetivos difíceis de serem cumpridos, que tem demandado grande atenção.

Visto isso a utilização de novas tecnologias pode solucionar problemas relacionados a esse tipo de gargalo.

O maior objetivo é que o distribuidor não seja impactado pela elevação dos custos logísticos e, para que o cliente não sofra com desabastecimento.

O GoFusion é uma tecnologia que objetiva automatizar a comunicação para que as informações sejam transmitidas em tempo real.

Dessa forma o software possibilita que os processos sejam realizados em menor tempo de maneira extremamente eficiente, proporcionando excelentes resultados apesar do distanciamento social exigido atualmente.