GoFusion

Rastreabilidade: Gestão da informação na Logística

Artigo

16 Apr 2020   |   por Guilherme Barros

Destinar uma parte do orçamento da empresa para os investimentos em processos logísticos é essencial para conseguir uma maior vantagem competitiva diante do mercado, bem como melhorar e manter a reputação da organização. Isso ocorre porque a rastreabilidade melhora os serviços e, consequentemente aumenta o nível de satisfação dos clientes com relação à empresa.

Quando a empresa tem maior conhecimento acerca da trajetória do produto ao longo do tempo, passa a ter maior segurança em afirmar os processos pelos quais o produto passou, bem como a hora e o local em que ocorreram. Esse tipo de informação detalhada é primordial para que as instituições apresentem uma maior transparência diante de seus clientes.

Por provocar uma maior confiança entre as partes, as empresas estão em busca de melhorar esse aspecto. Neste texto você poderá compreender melhor a aplicação da rastreabilidade e da gestão das informações na logística, bem como o GoFusion pode colaborar com esse aspecto.

Rastreabilidade está associada à maior confiabilidade

A todo momento dentro de uma empresa é preciso buscar pelas informações sobre processos que foram realizados e, isso requer certa agilidade. No entanto muitas vezes não há disponível uma tecnologia adequada que permita isso e, portanto, é preciso fazer as consultas usando papéis, planilhas e anotações.

Mas esses meios não suportam grandes volumes de dados, além de tornar os processos de consulta lentos e ineficientes. Nesse sentido, se mostra essencial ter um sistema que simplifique a busca por essas informações, de modo que os operadores consigam fazer o correto direcionamento das ações.

Com isso gera-se um fluxo organizado de atividades, que promove um melhor funcionamento da empresa e como consequência disso surgem bons resultados. Por fim vale ressaltar que ter um bom sistema é indispensável para o crescimento de uma empresa, devido à necessidade de escalonamento de seus processos.

Melhor rastreabilidade gera melhores decisões

Quando ocorre uma melhor rastreabilidade dos processos, as tomadas de decisões por parte dos gestores se tornam mais assertivas e rápidas. Se todos os envolvidos na cadeia logísticas estiverem interagindo devidamente em tempo real, se torna mais simples realizar mudanças sem que haja comprometimento da segurança e dos prazos de entrega dos produtos.

Esse é justamente um dos princípios da Logística 4.0, em que são feitos bons investimentos em tecnologia, mas que trazem excelentes resultados para a empresa. 

Com isso a eficiência dos processos é elevada, os custos são reduzidos e a empresa se coloca em uma posição muito mais competitiva com relação às suas concorrentes no mercado.

Investir no Go Fusion pode melhorar os processos logísticos de sua empresa

Uma das propostas do GoFusion é melhorar a rastreabilidade utilizando uma plataforma que utiliza a inteligência artificial visando tanto prever quanto evitar desvios.

O GoFusion visa aumentar o nível de organização dos dados recebidos, de forma que o acesso às informações possa ser realizado de maneira simples e rápida. Além disso essa ferramenta melhora a comunicação entre os parceiros por meio da utilização de recursos como e-mail, SMS, mensagens instantâneas via aplicativo e mensagem de voz.

Dessa forma pode-se dizer que o GoFusion colabora positivamente na melhora da rastreabilidade, bem como na gestão da informação logística, melhorando o desempenho da empresa e seu posicionamento frente ao mercado.